À medida que mais empregos por todo o mundo estão em risco devido ao crescimento da expansão digital, uma licenciatura de boa qualidade é uma escolha sensata para aqueles que procuram segurança de carreira a longo prazo e flexibilidade. Bacharelados e Mestrados estão entre as qualificações mais desejadas.
Se está pensando em aumentar as suas opções de emprego com credenciais profissionais, tem muito por onde escolher: existem quarenta e três universidades na Austrália que oferecem mais de 20000 cursos. Enquanto isso facilita a escolha de um curso competitivo, uma questão chave que precisa colocar é, qual delas tem a melhor relação qualidade / preço?
Classificações das universidades versus taxas de cursos na Austrália
As taxas de cursos estão geralmente associadas à classificação de uma universidade. Quanto melhor a classificação, mais caro será o curso. Isto é verdade quando se comparam dados acerca de cursos de graduação em universidades australianas do QS World University Rankings, com as taxas cobradas.
O gráfico acima, da StudyMove (Firma de Consultoria) analisa a correlação entre a classificação mundial de uma universidade e as taxas de cursos na Austrália.
As universidades australianas abaixo da linha vermelha são mais caras em comparação com a sua classificação mundial, enquanto que as universidades acima da linha vermelha são mais acessíveis do que aquilo que a sua classificação sugere. Tudo próximo dos 28000$AUD e da classificação de 200 a 300 está absolutamente correto.
Destaques da comparação preço versus classificação
A análise dos dados da tabela pode dividir-se em 3 categorias:
1 – Universidades mais caras que a sua classificação:
- Universidade Bond (Bond University)
- Universidade de Tecnologia de Sidney (UTS)
- Universidade de Novas Gales do Sul (UNSW)
- Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT)
- Universidade de Newcastle (UON)
2 – Universidades com taxas correspondentes à sua classificação:
- Universidade de Melbourne (University of Melbourne)
- Universidade de Sidney (Sydney University)
- Universidade Nacional da Austrália (ANU)
- Universidade de Western Sidney (WSU) – mais barata mas também com uma classificação mais baixa
- Universidade de Adelaide (University of Adelaide)
3 – Universidades que cobram menos do que seria esperado baseado na sua classificação:
- Universidade de Wollongong (UOW)
- Universidade da Tasmânia (UTAS) – (Bolsas Completas)
- Universidade James Cook (JCU)
- Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT)
- Universidade Deakin (Deakin)
- Universidade Charles Darwin (CDU)
Custos para cursos australianos melhor classificados
Com uma propina anual de aproximadamente 43000$AUD/ano, a Universidade de Nova Gales do Sul cobra mais que qualquer outra universidade australiana pelos seus cursos – no entanto, a universidade não ocupa o primeiro lugar no QS World Rankings. Enquanto que a UNSW pode não ser vista como tendo uma boa relação preço-qualidade em relação às outras universidades, alguns dos departamentos estão muito bem classificados em diversas classificações internacionais. Muita gente prefere pagar dólares premium pelo reconhecimento de se formarem num dos cursos mais bem classificados na Austrália para uma área de estudos específica.
Por cerca de 3000$AUD por ano, podes também estudar na Universidade Nacional da Austrália, na Universidade de Sydney no na Universidade de Melbourne – também universidades com altas classificações.
Pagar menos por um curso com menor classificação mas boa qualidade
Para muitos estudantes, no entanto, o fardo financeiro de estudar numa destas universidades ultrapassará quaisquer benefícios que podem advir de fazer um curso altamente classificado. Podes considerar universidades que se encontram no top 300 global que cobram a taxa esperada, ou até menos.
- Universidade Deakin – 30.520 AUD/ano
- Universidade Curtin – 29.400 AUD/ano
- Universidade James Cook – 29.000 AUD/ano
- Universidade da Tasmânia – 28.500 AUD/ano
- Universidade de Tecnologia de Queensland – 27.600 AUD/ano
Outros fatores a considerar para o teu curso na Austrália
Classificações e propinas não são os únicos critérios a considerar nos teus cálculos durante a escolha de onde estudar. Aqui estão mais algumas considerações que podem ter impacto no custo geral do teu curso, bem como na relação preço-qualidade que tirarás dele.
1. Proporção estudantes-equipe
Ter turmas mais pequenas permite a equipe ter mais tempo com os estudantes, e também dá mais oportunidade para conhecer outros estudantes e compartilhar conhecimentos.
Universidades bem classificadas com menos estudantes:
- Universidades de Newcastle
- Universidade de Adelaide
- Universidade da Tasmânia
- Universidade Flinders
- Universidade Bond
Mais matrículas:
- Universidade Monash
- Universidade de Tecnologia de Queensland
- Universidade de Tecnologia de Sidney
2. Localização da universidade
Alguns estudantes adoram a vida urbana ou querem estar perto de expatriados do seu país.
Universidades com boa localização na cidade
Excelente se você adora cidades agitadas e tem dinheiro para alojamento. Diversão não será problema.
- Universidade de Sidney (Sidney)
- Universidade de Melbourne (Melbourne)
Universidades em cidades menores
Poderá viver junto com os nativos, ter imensas oportunidades para melhorar o teu inglês, ir para todo o lado a pé, e fazer algumas poupanças para aproveitar a vida universitária.
- Universidade da Tasmânia (Hobart) – (Bolsas Completas)
- Universidade James Cook (Brisbane)
- Universidade da Austrália Meridional (Adelaide)
3. Oportunidades melhoradas de residência permanente
Estudar durante pelos menos dois anos numa zona específica te garante pontos extra no teste de migração dessa zona. Alguns estados também têm empregos específicos listados na sua Lista de Profissões Qualificadas, que dá mais pontos aos candidatos que estudaram no seu estado.
Tasmânia, Austrália Meridional, Território do Norte, e Austrália Ocidental incluem empregos nas suas listas de profissões para os graduados do seu estado, por isso estudar em universidades nesses estados vale a pena, se estiveres à procura de trabalhar na Austrália após a graduação.
Fazer a escolha certa de ensino superior na Austrália
Determinar que universidade te proporcionará a melhor relação preço-qualidade é um malabarismo e depende das tuas prioridades. Se o dinheiro não for problema e se quiser formar-se num curso da universidade melhor classificada da Austrália, a Universidade de Melbourne, a Universidade de Sydney, a Universidade da Austrália Ocidental ou a UNSW são as melhores escolhas.
Por outro lado, se quer combinar taxas baixas com um curso em uma universidade bem classificada que te garante outras vantagens, como turmas mais pequenas e perspetivas de migração, então universidades regionais bem classificadas globalmente, como a Universidade da Tasmânia ou a Universidade da Austrália Meridional são as melhores opções para você. Porque Estudantes Malaios Escolhem a UTAS
Caso esteja considerando um curso de língua inglesa, um bacharelato, um mestrado, ou um doutorado, Sofiri é uma forma gratuita e fácil de descobrir a melhor qualificação para você.
Os nossos Especialistas de Educação são os profissionais com maior conhecimento na indústria da educação nos dias de hoje.